Riscos com as tatuagens
Como as tatuagens são feitas na pele, significa que pode haver infecções de pele e outras complicações.
Riscos das tatuagens:
– Reações alérgicas – Corante vermelho em especial, pode causar reações alérgicas na pele, resultando numa erupção pruriginosa no local da tatuagem. Isso pode ocorrer até mesmo anos depois de receber a tatuagem.
– Infecções da pele – Tatuagens podem levar a infecções bacterianas locais, caracterizada por vermelhidão, inchaço, dor e pus.
As tatuagem também pode levar a áreas levantadas causado por um supercrescimento de tecido cicatricial (quelóides).
– Doenças transmitidas pelo sangue – Se o equipamento utilizado para criar a sua tatuagem está contaminada com sangue infectado, você pode contrair diversas doenças transmitidas pelo sangue, como a hepatite B, hepatite C, tétano e HIV – o vírus causador da AIDS.
Precauções de segurança:
Saiba como evitar os riscos da tatuagem
Preocupações com uma tatuagem é normal. Para se certificar que a sua tatuagem será aplicada de forma segura e correta, responda a estas perguntas:
– Quem faz a tatuagem? Vá a um estúdio de tatuagem respeitável que empregue apenas funcionários treinados adequadamente. Os requisitos de licenciamento e normas de regulação variam de região para região.
– Será que o tatuador usa luvas? Verifique se o tatuador lava as mãos e usa um novo par de luvas para cada procedimento.
– O tatuador usa equipamento adequado? Verifique se o tatuador abre o material como agulhas e tubos em pacotes fechados antes do procedimento começar, assim como bandejas e recipientes.
– Será que o tatuador esteriliza equipamentos? Verifique se o tatuador usa uma máquina de esterilização para esterilizar todos os equipamentos. Instrumentos e materiais que não podem ser esterilizados, inclusive puxadores, mesas e pias, deve ser desinfectado com um desinfectante comercial ou solução de lixívia após cada utilização.