Quando se trata de salvaguardar o nosso amor próprio e a nossa dignidade, temos que ter sempre algo em mente: não podemos admitir diminuições. Por isso dizemos que a vida não tira as pessoas de nós, mas nos afasta das que não precisamos.
É importante deixar de lado as pessoas más, sem coração, que esmagam a nossa autoestima vezes sem conta. No momento em que tu perceberes isso, um mundo novo irá se abrir diante dos teus olhos e tu vais deixar de precisar da presença daqueles que semearam dúvidas, desconforto e relutância na tua cabeça.
Dá a tua ausência às pessoas que te fazem mal. Afasta-te de quem duvida de ti, aproxima-te de quem te valoriza, liberta-te de quem te incomoda e ama quem te apoia. Dá a tua ausência de presente a quem não valoriza a tua presença e mostra-lhes o valor que tu tens.
És tu quem determina o teu próprio valor, por isso, é esse o valor que as pessoas vão te dar. Por isso, é importante ficar perto de quem nos conforta e nos afastarmos das pessoas que nos ferem deliberadamente.
Afasta-te do que machuca, do que escurece a tua vida, fica longe do que se transforma em trevas.
Afasta-te de tudo aquilo que não tenha solução, daquilo que esteja acabando com o teu bem-estar.
Distancia-te emocionalmente da dor, da rejeição e da traição; observa e aprende.
Enfrenta os teus medos, controla os teus demônios.
Lembra-te sempre que o sofrimento é opcional.
Não anestesies a realidade de alguém que te trata mal pelo medo de perder essa pessoa.
Lembra-te de que és tu que decide quais são as regras do jogo da tua vida.
Quando nos rompemos em pedaços só para manter as outras pessoas completas, desintegramos a nossa capacidade de reação, menosprezando os nossos desejos. Nunca devemos negligenciar as nossas emoções e pensamentos, assim como as nossas realizações.
Mais vale uma autocrítica a tempo do que uma ferida emocional profunda no nosso coração por não termos sabido nos valorizar a tempo.
Não te desesperes e lembra-te: embora seja difícil se proteger da hipocrisia e da traição daqueles que consideramos amigos, temos sempre que levar em conta que nem tudo que reluz é ouro, mas ainda assim podemos confiar no mundo.
Fonte: A mente é maravilhosa